Casamentos Vegetarianos e Veganos em Portugal!

mariana1

Tenho um especial carinho por esta tema, porque se tornou uma parte importante do meu trabalho.

Quando iniciei a empresa, estava focada no setor do turismo, longe de imaginar que a área de organização de eventos também faria parte dos meus serviços.

Um dia, por acaso, cruzei-me com um casal amigo, a Mariana e o Nuno, que partilharam as suas incertezas quanto ao local adequado para o seu casamento e um catering que fizesse um bom trabalho em cozinha vegetariana. São vegetarianos há muitos anos e não faria sentido escolherem um menu com carnes, num dos dias mais importantes das suas vidas!!!

De facto, em Portugal não existe uma empresa dedicada apenas a este tipo de catering. Muitas fazem um prato e adaptam-se às exceções, mas não são especialistas neste tipo de comida.

Contactei vários Chefes vegetarianos, até que houve um que correspondeu ao que pretendíamos e formamos equipa.

Definimos um menu de acordo com as exigências pedidas e foi um sucesso.

Os convidados omnívoros adoraram e os vegetarianos também!!!

A partir daí, em pouco tempo e sem qualquer publicidade, o passa palavra levou à organização de vários casamentos vegetarianos e veganos, em menos de um ano.

Cada casamento que organizei teve exigências bastante diferentes. Dentro do vegetarianismo há muitas nuances, como a utlização de tofu ou seitan nas ementas, a inclusão de bebidas alcoólicas, o uso de ovos, leite e derivados,  intolerâncias ao glúten, entre muitas outras especificidades.

Em alguns casos, acabo por ser consultada para a prestação de outros serviços, como fotografia, design de convites, decoração, local onde realizar o evento, alojamento dos convidados, transferes etc,

Ir de encontro às expectativas dos noivos, num serviço que prima pela exclusividade, permitiu-me criar uma grande bagagem nesta área.

Hoje a empresa presta este serviço de organização de eventos com catering vegetariano ou vegano, para particulares e empresas.

Nos próximos artigos vou desenvolver um pouco mais estes temas, que são bem pertinentes para quem quer fazer um casamento totalmente vegetariano.

Por fim, deixo-vos algumas fotos dos “eternos noivos”, com quem tive o prazer de me cruzar e reforçar laços de amizade.

Por motivos de privacidade um dos casamentos não é aqui referenciado.

Desejo que sejam felizes para sempre!!

Casamento de Mariana & Nuno – 12 de Setembro de 2015

Este foi o primeiro, e por isso teve um sabor especial. Com 120 convidados e numa quinta maravilhosa em Vila Nova de Gaia, este casal assumiu o seu lifestyle perante familiares e amigos, escolhendo um menu totalmente sem carnes, sem tofu, soja ou seitan!

Fizeram um donativo à Associação Projeto Animais de Barcelos, dando-a a conhecer a todos os convidados com a seguinte frase de Charles Darwin: “A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana!”

Um momento que me marcou, foi no final da cerimónia onde todos os convidados atiraram arroz e perpétuas-roxas aos noivos. Foi uma chuva de cor invulgar e que reflete muito a personalidade criativa deste casal, principalmente da Mariana, que não descorou um único pormenor e pensou tudo com muito carinho e ao detalhe!

Empreendedores do Método DeRose, fizeram tudo com “método”, charme e elegância!

Foi um casamento cheio de vida, muita festa, cor, bom gosto e animação!

Deixo-vos aqui o registo de alguns momentos!!

mariana5

mariana3
Uma chuva de arroz e perpétuas roxas, para abençoar e colorir o amor.
mariana2
Transfer da noiva em carro “pão de forma”

dsc01249

mariana6

mariana4
Cortina de Origamis idealizados pela noiva

Casamento de Luisa & Ricardo – 19 de Junho de 2016

Este casamento tem uma história muito bonita de um casal apaixonado, provenientes de diferentes zonas do país, ele do Porto, ela da Madeira. Quis o destino que se encontrassem e o Amor mudou Luísa para junto de Ricardo.

Por motivos religiosos são veganos e não bebem álcool. Assumindo o seu estilo de vida, optaram por um menu sem carnes, ovos, leite ou derivados e bebidas sem álcool. O casamento foi realizado na Igreja Adventista do Sétimo Dia de Canelas, a que tive o privilégio de assistir.

O que mais me impressionou foi a ajuda sincera de amigos e familiares que se juntaram para cuidar de muitos pormenores, desde a escolha do local, da decoração e da animação. Quiseram um casamento simples mas bonito, em que todos se envolvessem e assim foi!

Hoje posso dizer que são meus amigos e a minha admiração por este casal é imensa!

Deixo-vos aqui o registo de alguns momentos!!!

10
Flores usadas na decoração são do próprio local.
11
Bolo de Noiva feito com alfarroba e totalmente vegano.

12

13

lr4
Bôla vegan com azeitonas
lr5
Bruschetta Rústica com tapenade de azeitonas e uva
lr6
Folhados vegan de legumes, Bolinhas de alheira e Bolinhas de lentilhas e caril

Casamento de Sofia & André – 23 de Julho de 2016

Este casamento teve uma história inicial muito engraçada. Quando contactei a Sofia estava longe de imaginar que já a conhecia. Falámos algumas vezes por telefone, até que nos apercebemos com quem estávamos a falar! Saber que se iriam casar e poder ajudá-los num dos dias mais importantes das suas vidas, foi felicidade a dobrar!!!

Foi mais um momento que contou com o envolvimento de familiares e amigos, que ajudaram na escolha do local, decoração, música e animação. Tudo com muito bom gosto e cuidado.

Foram 180 convidados e mais uma vez os noivos quiserem reforçar o seu lifestyle com um menu sem carnes. 

Idealistas, empreendedores e agricultores de modo de produção biológico, têm uma empresa que inclui uma mercearia e o serviço de entrega de cabazes de produtos biológicos ao domicílio, a Bio em Casa.

Assumirem ir descalços foi um momento marcante e que reflete bem o espírito descontraído deste casal!

Ficam aqui alguns registos!!

20

21

22

23

24

25

3

26

Casamento de Helena & Manuel – 11 de Setembro de 2016

Cheguei a este casal por intermédio dos “noivos” Luisa e Ricardo, que me recomendaram para a organização do seu casamento.

Desde o primeiro momento vi que eram duas pessoas, muito, muito especiais.

A forma delicada e respeitadora com que tratam tudo e todos chega a ser comovente. A sua simplicidade não está associada a pouca profundidade. São pessoas de convicções fortes e de muita fé. Apesar da sua maturidade mantêm um olhar puro, de quem acredita que algo superior existe.

Também Adventistas, optaram por um menu vegano e sem bebidas alcoólicas. Amigos e familiares envolveram-se e trouxeram ao evento um toque familiar, mas de muito bom gosto.

Terem escolhido uma menina das alianças com deficiência, marca muito a personalidade deste casal. Quiseram dar o exemplo, escolhendo uma criança muito especial, pela qual têm um carinho imenso e inexplicável!

A saída da Igreja também primou pela originalidade, tendo os noivos feito o percurso até ao local da Boda, de bicicleta. Os convidados seguiram a pé, denotando preocupações com a sustentabilidade.

A maioria dos convidados não partilha do lifestyle dos noivos, ainda assim todos provaram e aprovaram este tipo de cozinha.

Foi um privilégio conhecê-los e fica a esperança de nos reencontrarmos!

Ficam aqui alguns registos!!!

2

1

3

Bolo de Noiva totalmente vegano
6
Bôla, chamuças de soja e folhados de legumes

1

2
Assado de seitan com castanhas, batatas e grelos
7
Mousse de Manga Vegan

foto

Nota: Todas a fotos aqui divulgadas, foram autorizadas pelos clientes.

4 Comentários
  1. Obrigada querida Maria Cramês por me fazeres recordar desta forma tão bonita, o dia mais feliz da minha vida! <3
    No meu casamento não houve carnes, nem peixes, nem sojas, nem tofus, nem seitans nem nada estereotipado! 😀 Houve sim, muito amor até na comida!!! 😀
    O teu trabalho é incrível, maravilhoso e super recomendo a todas as minhas amigas que querem que o dia mais especial seja verdadeiramente perfeito!

  2. Obrigada Maria pelo excelente profissionalismo e dedicação com que já nos habituou.
    Foi sem dúvida um dia muito especial nas nossas vidas e seu contributo foi imprescindível.
    Que continue o excelente trabalho.
    Dos amigos Luisa e Ricardo

Deixar um comentário

O seu endereço de email nunca será partilhado com terceiros.

Vocês pode usar estes tags e atributos em HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Olá

Chamo-me Maria e vivo no Porto, em Portugal.
Este blog é dedicado ao meu estilo de vida e a tudo aquilo que me inspira!
Tornar-me vegetariana em Janeiro de 2002, mudou muito a minha vida e ainda hoje é um aprendizado constante!

Segue-me no instagram!.