Esta foi a pergunta que fiz a mim própria durante vários anos.
Comecei a ter brancas por volta dos 27 anos, que mal se notavam. Como tenho o cabelo castanho claro, eram quase impercetíveis.
Com o passar do tempo elas foram aumentando, principalmente junto às orelhas.
Como não gosto de andar com o cabelo apanhado, aguentei o máximo tempo sem pintar, até que os comentários começaram a aumentar: “Que gira, já tens cabelos brancos!”
Cheguei a fazer algumas madeixas, mais claras que a cor natural para disfarçar (apenas durante um ano), mas chegou a um ponto que não me sentia confortável. Nunca pintei o cabelo todo e estava relutante em fazê-lo.
Herbatint
Fiz uma longa pesquisa, no sentido de encontrar tintas naturais, dado que já só estava a usar cosmética bio. Na sua maioria, estes produtos têm muitos químicos e estragam bastante o cabelo.
Ir a um cabeleireiro estava fora de questão, porque provavelmente iriam pintar o cabelo todo ou sugerir algo que me obrigasse a ir com frequência retocar. Também o facto de usarem tintas sem as características que eu queria era outro obstáculo.
Pesquisei sobre o assunto e a Herbatint destacou-se pela qualidade e eficácia.
Esta marca foi formulada usando os mínimos ingredientes químicos farmacêuticos, que balanceados com extratos vegetais de plantas e ervas, cria uma fórmula de tinta de cabelo, que não apenas colore, mas também protege e nutre.
Na realidade tinta não é o termo mais adequado, mas gel colorante. Entre outros componentes, tem Aloe vera, Espuma-dos-prados, Bétula, Quina-amarela, Hamamélia, Equinácea, Casca-de-noz e Ruibarbo.
Sabia que no Celeiro vendiam esta marca e numa das lojas obtive um pouco mais de informação. A pessoa que me atendeu ajudou-me a escolher a cor mais próxima da minha; era esse o meu objetivo. Disse-me que teria de pintar o cabelo todo e que a embalagem, só daria para uma vez.
Confesso que quando cheguei a casa e abri a embalagem, estava a tremer. Pintar o cabelo todo não estava nos planos e arrisquei pintar só à frente, junto ao rosto. Vejam como eu fiz, passo a passo!!!
Como colocar?
1º Passo:
Coloquem as luvas e a capa para proteger. O pincel e o copo servem para colocar a mistura. Estes utensílios só se compram uma vez, pois são reutilizáveis. A limpeza é espetacular, saindo facilmente com água!!!
2º Passo
Retirem os dois frascos, em que um contém o Revelador e o outro o Gel Colorante. Coloquem quantidade igual das duas substâncias e mexam com o pincel até ficar uniforme.
Como só apliquei na parte da frente do cabelo, a quantidade de produto é muito pouca. Se quiserem colorar o cabelo todo, e dependendo do tamanho podem gastar a totalidade do produto.
Outra vantagem deste gel é que não pinga. Tanto é verdade que deixei de colocar proteção.
3º Passo:
No cabelo seco, coloquem a mistura com o pincel, junto à raíz e deixem atuar cerca de 40 min.
Este gel é quase inodoro o que é outra vantagem.
4º Passo
Lavem bem o cabelo e já está. A banheira não fica suja, nem o vosso corpo. É fantástico!!!
Para meu espanto, consegui cobrir as brancas e a cor não destoava da restante. Saltei de contente! Era exatamente esse efeito que pretendia!!!
Conclusão
Consigo estar quase 2 meses sem pintar, não estou dependente de cabeleireiros e fico com o cabelo ainda mais bonito, devido ao extrato das plantas.
Com a prática, comecei também a pincelar na parte superior do cabelo, para dar um efeito de madeixa. Com o sol o tom abre mais, dando um look bem natural. Tenham isto em atenção, porque apesar da cor ser muito próxima da minha, ela fica ligeiramente mais clara, com o tempo.
Uso a referência 6N – Louro Escuro e uma embalagem dá para quase um ano. Custa 9,85€ no Celeiro.
O Kit de aplicação (que só se compra uma vez) custa 4,99€.
Façam agora as contas ao que poupei em tempo e dinheiro!!!
Fiquei com o cabelo ainda mais bonito e tapei as brancas. Só lucro!
Não sendo a solução perfeita, por este produto conter ainda alguns químicos, acredito que as marcas estão a evoluir tão rápido, que em breve teremos versões mais naturais!!!
Soluções 100% naturais e caseiras
Pesquisei muito, mas nenhuma me apresenta uma solução viável, ou seja com resultados imediatos.
A infusão de camomila com limão é a mais adequada para cabelos louros, o chá preto para castanhos, a infusão de salva com alecrim para as brancas, beterraba e cenoura para cabelo ruivos, etc.
São preparados que demoram cerca de 2 a 3 semanas a atuar e com pouca duração.
Se procuram algo ainda mais natural, estas fórmulas caseiras talvez sejam a solução ideal.
E assumir as brancas?
Atualmente, sinto-me mais confortável sem elas à vista, mas quando tiver uns 60/65 anos é bem provável que as assuma. Se o cabelo estiver bonito e saudável, acho muito charmoso uma mulher ter as suas brancas visíveis.
Não são só os homens que ficam com charme, as mulheres também, não acham?

-
Eficácia a tapar cabelos brancos
-
Durabilidade
-
Brilho no cabelo
-
Efeito natural
-
Facilidade de aplicação
-
Preço/qualidade
-
Uso de químicos
Facilidade de aplicação
Cobrir a 100% as brancas
Preço/qualidade
Ainda conter alguns químicos
Maria, adorei o post! Diz-me muito…beijinhos e obrigada maria passas 🙂
Olá Elisabete! Fico feliz que tenhas gostado! Beijinhos!
Excelente!
Estou tentada a experimentar. Eu já só não tenho as brancas junto às orelhas, são mais abundantes…! A realidade é que eu não tenho pachorra para cabeleireiros,acho que nunca tive e por isso compro as tintas e pinto em casa. Há muito que me preocupo com os químicos por isso procuro sempre o que o mercado tem mais natural disponível. Não sou fiel a nenhuma marca.
Pelo seu resultado vou experimentar com toda a confiança-
Obrigada Maria pelas suas dicas.
Olá Antónia! Tenho a certeza que vai gostar desta marca. Um grande beijinho!!!