Que tinta usar para cobrir cabelos brancos?

maria-cabelo

Esta foi a pergunta que fiz a mim própria durante vários anos.

Comecei a ter brancas por volta dos 27 anos, que mal se notavam. Como tenho o cabelo castanho claro, eram quase impercetíveis.

Com o passar do tempo elas foram aumentando, principalmente junto às orelhas.

Como não gosto de andar com o cabelo apanhado, aguentei o máximo tempo sem pintar, até que os comentários começaram a aumentar: “Que gira, já tens cabelos brancos!”

Cheguei a fazer algumas madeixas, mais claras que a cor natural para disfarçar (apenas durante um ano), mas chegou a um ponto que não me sentia confortável. Nunca pintei o cabelo todo e estava relutante em fazê-lo.

Herbatint

Fiz uma longa pesquisa, no sentido de encontrar tintas naturais, dado que já só estava a usar cosmética bio. Na sua maioria, estes produtos têm muitos químicos e estragam bastante o cabelo.

Ir a um cabeleireiro estava fora de questão, porque provavelmente iriam pintar o cabelo todo ou sugerir algo que me obrigasse a ir com frequência retocar. Também o facto de usarem tintas sem as características que eu queria era outro obstáculo.

Pesquisei sobre o assunto e a Herbatint destacou-se pela qualidade e eficácia.

Esta marca foi formulada usando os mínimos ingredientes químicos farmacêuticos, que balanceados com extratos vegetais de plantas e ervas, cria uma fórmula de tinta de cabelo, que não apenas colore, mas também protege e nutre.

Na realidade tinta não é o termo mais adequado, mas gel colorante. Entre outros componentes, tem Aloe vera, Espuma-dos-prados, Bétula, Quina-amarela, Hamamélia, Equinácea, Casca-de-noz e Ruibarbo.

Sabia que no Celeiro vendiam esta marca e numa das lojas obtive um pouco mais de informação. A pessoa que me atendeu ajudou-me a escolher a cor mais próxima da minha; era esse o meu objetivo. Disse-me que teria de pintar o cabelo todo e que a embalagem, só daria para uma vez.

Confesso que quando cheguei a casa e abri a embalagem, estava a tremer. Pintar o cabelo todo não estava nos planos e arrisquei pintar só à frente, junto ao rosto. Vejam como eu fiz, passo a passo!!!

herbatint

Como colocar?

1º Passo:

Coloquem as luvas e a capa para proteger. O pincel e o copo servem para colocar a mistura. Estes utensílios só se compram uma vez, pois são reutilizáveis. A limpeza é espetacular, saindo facilmente com água!!!

kit

2º Passo

Retirem os dois frascos, em que um contém o Revelador e o outro o Gel Colorante. Coloquem quantidade igual das duas substâncias e mexam com o pincel até ficar uniforme.

Como só apliquei na parte da frente do cabelo, a quantidade de produto é muito pouca. Se quiserem colorar o cabelo todo, e dependendo do tamanho podem gastar a totalidade do produto.

Outra vantagem deste gel é que não pinga. Tanto é verdade que deixei de colocar proteção.

 3º Passo:

No cabelo seco, coloquem a mistura com o pincel, junto à raíz e deixem atuar cerca de 40 min.

Este gel é quase inodoro o que é outra vantagem.

4º Passo

Lavem bem o cabelo e já está. A banheira não fica suja, nem o vosso corpo. É fantástico!!!

Para meu espanto, consegui cobrir as brancas e a cor não destoava da restante. Saltei de contente! Era exatamente esse efeito que pretendia!!!

maria-cabelo-solto

Conclusão

Consigo estar quase 2 meses sem pintar, não estou dependente de cabeleireiros e fico com o cabelo ainda mais bonito, devido ao extrato das plantas.

Com a prática, comecei também a pincelar na parte superior do cabelo, para dar um efeito de madeixa. Com o sol o tom abre mais, dando um look bem natural. Tenham isto em atenção, porque apesar da cor ser muito próxima da minha, ela fica ligeiramente mais clara, com o tempo.

Uso a referência 6N – Louro Escuro e uma embalagem dá para quase um ano. Custa 9,85€ no Celeiro.

O Kit de aplicação (que só se compra uma vez) custa 4,99€.

Façam agora as contas ao que poupei em tempo e dinheiro!!!

Fiquei com o cabelo ainda mais bonito e tapei as brancas. Só lucro!

Não sendo a solução perfeita, por este produto conter ainda alguns químicos, acredito que as marcas estão a evoluir tão rápido, que em breve teremos versões mais naturais!!!

Soluções 100% naturais e caseiras

Pesquisei muito, mas nenhuma me apresenta uma solução viável, ou seja com resultados imediatos.

A infusão de camomila com limão é a mais adequada para cabelos louros, o chá preto para castanhos, a infusão de salva com alecrim para as brancas, beterraba e cenoura para cabelo ruivos, etc.

São preparados que demoram cerca de 2 a 3 semanas a atuar e com pouca duração.

Se procuram algo ainda mais natural, estas fórmulas caseiras talvez sejam a solução ideal.

E assumir as brancas?

Atualmente, sinto-me mais confortável sem elas à vista, mas quando tiver uns 60/65 anos é bem provável que as assuma. Se o cabelo estiver bonito e saudável, acho muito charmoso uma mulher ter as suas brancas visíveis.

Não são só os homens que ficam com charme, as mulheres também, não acham?

maria-cabelos-brancos
Brincadeira com a aplicação da Loreal – Style My Hair

 

 

Herbatint
  • Eficácia a tapar cabelos brancos
    9
  • Durabilidade
    8
  • Brilho no cabelo
    9
  • Efeito natural
    8
  • Facilidade de aplicação
    10
  • Preço/qualidade
    10
  • Uso de químicos
    7
O melhor

Facilidade de aplicação

Cobrir a 100% as brancas

Preço/qualidade

O pior

Ainda conter alguns químicos

8.710
4 Comentários
  1. Excelente!

    Estou tentada a experimentar. Eu já só não tenho as brancas junto às orelhas, são mais abundantes…! A realidade é que eu não tenho pachorra para cabeleireiros,acho que nunca tive e por isso compro as tintas e pinto em casa. Há muito que me preocupo com os químicos por isso procuro sempre o que o mercado tem mais natural disponível. Não sou fiel a nenhuma marca.
    Pelo seu resultado vou experimentar com toda a confiança-
    Obrigada Maria pelas suas dicas.

Deixar um comentário

O seu endereço de email nunca será partilhado com terceiros.

Vocês pode usar estes tags e atributos em HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Olá

Chamo-me Maria e vivo no Porto, em Portugal.
Este blog é dedicado ao meu estilo de vida e a tudo aquilo que me inspira!
Tornar-me vegetariana em Janeiro de 2002, mudou muito a minha vida e ainda hoje é um aprendizado constante!

Segue-me no instagram!.