Cabelo bonito de forma natural e económica!

maria-cabelo1

Desde muito pequena, as minhas amigas me gabavam o cabelo e sempre gostei de o cuidar bem.

No entanto com a maior consciência que fui adquirindo em cosmética bio, alterei alguns hábitos e produtos.

Com a idade o cabelo vai perdendo brilho, hidratação e tem tendência a espigar. E quando aparecem as brancas e temos de o pintar, mais cuidado devemos ter!!

Quando ainda usava cosmética convencional, recordo gastar muito dinheiro em marcas bem conceituadas no mercado e que prometiam todos aqueles efeitos maravilhosos de estrela de cinema.

No entanto, com o passar dos anos comecei a notar que o cabelo estava cada vez mais baço e desidratado, mesmo usando o “melhor do mercado”.

Por essa altura estava já na minha caminhada pela cosmética bio e foi então que percebi como andava enganada, no que refere a tratamentos de beleza do cabelo.

maria-cabelo2

Champôs e amaciadores bio

Primeiro, passei a usar champô e amaciador bio. Experimentei várias marcas (nem todas são de qualidade) e selecionei algumas que considero as que se adaptam melhor ao meu tipo de cabelo: Eubiona ou Mádara.

Vou alternando entre estas marcas para não “viciar” o cabelo.

Podem encontrá-las no Porto e Lisboa, nas lojas Organii, e em alguns Supermercados Biológicos em Lisboa.

Óleo de côco

Mas a verdadeira revolução veio mais tarde e após várias pesquisas, concluí que era unânime o uso do óleo de côco para a sua hidratação.

De preferência bio e não refinado, deixa o cabelo incrivelmente brilhante e hidratado. Fica bem leve e solto e previne o cabelo de espigar. No entanto podem usar outros óleos, desde que sejam de qualidade.

A melhor forma de o usar e que é mais eficaz é colocar em todo o cabelo, inclusivé na raiz, e massajar bem. Não se preocupem se têm cabelo oleoso porque depois sai tudo. Se ainda assim acharem demasiado, coloquem pelo menos nas pontas.

Façam este ritual pelo menos uma vez por semana e deitem-se com o cabelo assim. Coloco sempre uma toalha na almofada para proteger e adormeço com o maravilhoso cheiro a côco no meu cabelo.

De manhã lavo-o bem (eu preciso de colocar duas vezes champô), ponho amaciador na pontas e o cabelo ganha uma nova vida!

Para além desta máscara de côco que faço semanalmente, antes de lavar o cabelo e ainda com ele seco, coloco sempre óleo nas pontas e deixo estar pelo menos uns 5 minutos. Acreditem, faz muita diferença!!

Escovas de madeira

Outro truque que uso e que é essencial para quem tem cabelo comprido como eu, é escovar bem o cabelo no banho e também antes de deitar. Não há nada pior do que pentear um cabelo cheio de riças!!!

Para escovar o cabelo só uso as escovas de madeira, porque reduzem a eletricidade estática. Podem encontrá-las de vários tamanhos e feitios na Organii ou na Body Shop.

Método No Poo

Se quiserem ir mais longe, pesquisem o Método No Poo, em que apenas se utiliza água com bicarbonato de sódio e vinagre de sidra. Mas aviso que nos primeiros tempos o cabelo faz um detox e pode ficar com um aspeto assustador. Os adeptos deste método garantem que é eficaz, quando passa a fase de desintoxicação. Apenas experimentei o vinagre de sidra (com um pouco de água) e de facto deixa o cabelo limpo e brilhante! Este método é sem dúvida o mais económico!

Não lavar diariamente

Outra dica fundamental é desabituar o cabelo de ser lavado tantas vezes. Tendo um cabelo misto, oleoso na raíz e seco nas pontas, achava que não tinha alternativa senão lavá-lo diariamente.

Foi então que passei a lavá-lo, dia sim dia não, controlando assim a oleosidade do cabelo. Se dermos mais tempo, o couro cabeludo estabiliza e fica cada vez menos oleoso. Poupei muito em champô e água!!!

Uso moderado do secador

O secador é um utensílio essencial para uma mulher, mas usá-lo com regularidade danifica muito o cabelo. Evito-o, embora no Inverno o faça com mais regularidade.

Cortar o cabelo com regularidade

Mesmo que queiram deixar crescer o cabelo, cortar as pontas deve ser uma prática regular. Como tenho um corte de cabelo simples, corto-o eu. Já não vou a um cabeleireiro há quase um ano!!! Todos os meses dou pequenos cortes, mantendo o cabelo saudável.

Não recomendo que o façam, sem se informarem primeiro como o fazer e certifiquem-se que têm a(s) tesoura(s) adequada(s).

maria-cabelo3

Mudem de vida

Por último e talvez mais importante do que qualquer cosmético, é essencial dormir bem, fazer exercício físico, ter uma alimentação equilibrada e beber muita água!

Fazer aquilo que gostamos e que nos dá prazer, só pode dar saúde a todas as partes do nosso corpo. Aconteceu comigo!

Mudei de trabalho, criando a minha própria empresa e acordo muito mais feliz e motivada! Amigos e familiares notaram a diferença e garanto que não foi só da cosmética. É algo interior que dá brilho à nossa pele, ao nosso olhar e até ao nosso cabelo!

Conclusão: Querem um cabelo bonito? Mudem de vida!

 

 

 

 

 

 

 

10 Comentários
    1. Olá Gloria. O champô e amaciador comprar na Organii. Tem loja no Centro Comercial Bombarda e na Foz. O óleo de côco, no Celeiro, ou Ideal Bio. Bjs

  1. Querida Maria, que bom seguir o teu blog 😀 Parabéns!
    Eu comecei a usar o óleo de côco também no cabelo e é incrível a diferença.
    Beijinhos querida e muito sucesso.

Deixar um comentário

O seu endereço de email nunca será partilhado com terceiros.

Vocês pode usar estes tags e atributos em HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Olá

Chamo-me Maria e vivo no Porto, em Portugal.
Este blog é dedicado ao meu estilo de vida e a tudo aquilo que me inspira!
Tornar-me vegetariana em Janeiro de 2002, mudou muito a minha vida e ainda hoje é um aprendizado constante!

Segue-me no instagram!.